Salmo:119.165;

Salmo:119.165; Grande paz têm os que amam a lei de Deus; para eles não há tropeço.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Jesus explica para os Judeus as Doutrinas da Graça.


Claro que o Senhor Jesus não era calvinista, mas nós calvinista somos Cristãos porque seguimos a Cristo e o teor de sua mensagem. E aqui está mais uma exposição da Palavra de Deus, que mostra as doutrinas da graça. Sabemos que o acróstico calvinista é mostrado por cinco letras TULIP nas quais já sabemos de mas em cada explicação do versículo mostrarei cada significado da letra. Mas antes de eu mostra cada versículo, veja a reação dos Judeus arminianos “Por causa dessas palavras, rompeu nova dissensão entre os judeus. Muitos deles diziam: Ele tem demônio e enlouqueceu; por que o ouvis?” A passagem em analise é João 10.26-28 Total Depravity – Depravação Total. Vs. 26 “Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.” Primeiro, crer não é para qualquer um, ou seja, não é para ninguém porque todos estão mortos espiritualmente e vivos biologicamente. Por isso Cristo diz que não podem crer, a não ser pelo o no renascimento que é dado pelo chamado interior de Deus. Nisto, quem é chamado pode crer. Jesus em uma outra oportunidade diz que “ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o trouxer...”. Este “ninguém” se refere a toda humanidade, em outras palavras Jesus está dizendo que “nenhum ser humano por si próprio pode vir a mim para ser salvo, se o Pai pelo o beneplácito de sua vontade não o trouxer.”. Unconditional Election – Eleição Incondicional.Vs. 27 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” Sabemos que o Homem é totalmente depravado e por isso não pode crer a não ser por um chamado Divino interiormente. E neste versículo Jesus mostra que quem Deus chama são aqueles que ele conhece. E conhece não os atos para os escolherem e chamarem, mas conhece aqueles que Ele irá chamar. Ou seja, Cristo, em outras palavras está dizendo : “Quem são do rebanho do Senhor Deus, os quais Deus conhece desde a eternidade, são estes que Deus chama e eles ouvem a voz do seu Criador e vem para uma nova vida, nasce de novo.” E nisto os chamados recebem a fé para crer em Cristo (Ef. 2.8; Fp 1.29) e serem salvos eternamente. E se são eleitos desde a eternidade temos que admitir que são predestinados. Limited Atonement – Expiação Limitada.Vs. 28 “Eu lhes dou a vida eterna...” Aqui vemos a abrangência da morte de Cristo, não que o seu sangue não possa redimir toda a humanidade. Mas nesta passagem e em outras mostra claramente que ele morre por suas ovelhas e não por bodes. Porque na sua morte é a garantia de vida eterna por que foi pago a nossa divida. Se Cristo morreu por toda a humanidade, logo todos terão vida eterna assim, como prometido para as suas ovelhas e se Ele morreu pelo os bodes então terá um conflito de inerrância da Palavra de Deus “E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.”. Concluísse que, Cristo morreu somente por suas ovelhas “dou a minha vida pela as minhas ovelhas”(João 10.15). Irresistible Grace – Graça Irresistível.Vs. 27c “e elas me seguem.” Não que a graça seja irresistível, mas que a graça de Deus é eficaz porque ela alcança seu propósito e ela produz o efeito desejado por Deus no pecador. É um chamado eficaz, porque a partir do chamado interior de Deus o pecador em gratidão segue a Cristo, porque o amor de Cristo nos constrange. Mesmo o pecador estando inclinado para a carne e nisto faz coisas que desagradam a Deus (Rm 8.7-8), Deus age interiormente , assim como Ele disse “Haja Luz” e como Cristo chama “Lazáro, vem para fora” assim, Deus chama o pecador porque só Deus pode trazer alguma coisa do nada e vida da morte. Ou seja, a regeneração não falha em seu propósito. E por isso que entraremos no próximo ponto, perseveração dos santos. Perseverance of the Saints – Perseverança dos Santos.Vs. 28 “…jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.” Este ponto, há muio preconceito. Porque dizem “então eu posso pecar a vontade, porque já estou salvo mesmo.” Quem afirma isto, nunca leu as Escrituras. Paulo aos Colossenses diz que devemos nos portar como eleitos de Deus e nisto nos mostra uma lista de coisas que devemos seguir e se temos que seguir a lista que nos é recomendada não teremos tempo para pecar deliberadamente. Mas o que Jesus quis dizer foi que a sua morte é a garantia da salvação, porque para quem Ele morre ele dá a vida eterna por intermédio da fé. Não negamos que possamos cair, mas mesmo se cair Deus que é riquíssimo em misericórdia nos levanta e nos restaura para seguir o Teu caminho. Lembra do caso do “filho pródigo” e da “ovelha perdida”? Um teve o seu livre arbítrio atendido, porque os pedidos de uma pessoa pecadora para Deus sem a direção de Deus o leva sempre a se rebelar contra Deus, mas Deus faz que aconteça“ninguém as arrebatará da minha mão” e “mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.”. Espero ter ajudado aqueles que estavam e estão com dúvidas. Risos. Graça e Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário